CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#BandadeMusica 09/03/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA GOVERNO MUNICIPAL VIABILIZA APRESENTAÇÕES GRATUITAS DA BANDA DE MÚSICA NA PRAÇA DA MATRIZ

A Banda de Música Manoel de Quadro Mendes promoveu neste domingo (08) uma apresentação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Sediada na Praça da Matriz, a iniciativa contemplou o público presente com uma seleção de músicas alusivas à data comemorativa.

Vale destacar, neste ensejo, que a ação ratifica o compromisso da Gestão Toinho Contábil em viabilizar o acesso das comunidades locais às diversas manifestações culturais e artísticas desenvolvidas no Município.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais pela Cultura.

#BandadeMusica 10/11/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA FESTIVAL DE MÚSICA EM CRATEÚS CONTOU COM A PRESENÇA DA BANDA DE IPAPORANGA Aconteceu na última quinta (08) O projeto “Festival Regional de Música - IFCE Crateús” que contou com a participação da Banda Municipal de Música de Ipaporanga. O evento foi palco de mais uma apresentação da Banda Manoel de Quadro Mendes que tem, com o apoio da Prefeitura local, promovido a formação cidadã pela música, a democratização do acesso à cultura e à arte no município.

O projeto, que visa a valorização da cena musical e artística da região de Crateús e a divulgação das ações culturais promovidas pelo campus do IFCE, reuniu as bandas de Poranga, Nova Russas, Ipaporanga e de Crateús.

De acordo com o professor César Diniz, coordenador do projeto, a iniciativa fundamenta-se na importância do acesso às artes como ferramenta para a formação cidadã. “Ela desenvolve a sensibilidade, a percepção estética, a criatividade, exercita a observação crítica da realidade e a percepção do valor simbólico das ações e objetos”, considera.
#BandadeMusica 05/11/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA IPAPORANGA PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DE BANDAS DE MÚSICA A Banda de Música Municipal de Ipaporanga Manoel de Quadro Mendes fez uma apresentação de gala no III Encontro Regional de Bandas de Musica, promovido pela prefeitura de Ipueiras.

Como parte das comemorações dos 135 anos da cidade, o encontro movimentou o Parque Municipal local com muita música de qualidade, numa noite cheia de emoções despertadas pelo som dos instrumentos clássicos e dos repertórios diversos e bem executados.

Além de Ipaporanga, participaram da noite festiva os representantes de Catunda, Poranga, Nova Russas e a anfitriã, Banda de Música Municipal Joaquim Catunda Sobrinho.
#BandadeMusica 02/12/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA Evento Beneficente em Prol dos Festejos do Senhor do Bonfim No último sábado 02/12/2017 a Banda de Música Municipal de Ipaporanga participou de um evento beneficente em prol dos festejos do Senhor do Bonfim,o evento aconteceu em Crateús e teve como atrações principais a Banda de Música de Ipaporanga e o Coro Cênico do IFCE. Com um repertório bem amplo e explorando os mais variados estilos musicais a BMI agradou a todos os presente
#BandadeMusica 10/08/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA FESTIVAL DE BANDAS DE MUSICA EM NOVA RUSSAS Quinta feira 10/08/2017 a Banda de Música Municipal de Ipaporaga esteve em Nova Russas participando do Festival de Bandas de Música, evento cultural alusivo aos festejos religiosos de Nossa Senhora das Graças. No momento estiveram presentes diversas bandas da região, que encantaram o público presente com uma excelente qualidade musical.
#BandadeMusica 18/07/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA HISTÓRICO BANDA DE MÚSICA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL DE IPAPORANGA
A Banda de Música de Ipaporanga é ligada a Secretaria de Cultura e Turismo do Município. Foi criada através do Projeto de Fortalecimento Musical do Governo do Estado do Ceará em parceria com o Governo Municipal de Ipaporanga, Lei N° 154,3/5/2003 alterada pela a Lei N° 313,12/9/2014. O primeiro maestro foi o Sr. Marcelo Medeiros que acompanhou a Banda até janeiro de 2010. Em março de 2010 assumi a Banda o Maestro José Arquimedes Ribeiro da Silva. Integram a Banda 30 músicos entre 13 e 21 anos de idade, que recebem mensalmente uma bolsa como forma de incentivo.
A Banda de Música tem se destacado ao longo dos anos, sendo convidada a se apresentar em eventos importantes da região, como encontro de bandas:....., também na Conferencia Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Fortaleza, “Pra Ver a Banda” no Centro Cultural Dragão do Mar, além de eventos do Município. O Repertório da Banda é amplo, explora os mais variados estilos como: dobrados, frevos, sambas, canções populares, baiões, valsas, marchas, hinos, boleros, internacionais e outros.
A Banda de Música recebe total apoio do Governo Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo, onde seus componentes são acompanhados e orientados pelo Maestro e o Coordenador da Banda participando dos ensaios semanais, apresentações interagindo com seus familiares,uma vez que a composição da banda em sua maioria são adolescentes.
#BandadeMusica 17/07/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA I CONGRESSO REGIONAL PARA FORTALECIMENTO DAS BANDAS DE MÚSICAS DA REGIÃO I Congresso Regional para Fortalecimento das Bandas de Música da Região.

Aconteceu dia 17 de julho no auditório da Prefeitura Municipal de Ipaporanga, o Congresso Regional para Fortalecimento das Bandas de Música.
Na ocasião foram expostas algumas reivindicações e soluções para que sejam entregues ao representante da SEBAM/CE( Sistema Estadual de Bandas de Música) que está passando por uma restruturação e promoverá uma reunião com maestros de todo o estado, nos dias que antecedem o Festival de Música da Ibiapaba (MI) em Viçosa. O Evento contará ainda com a presença do Secretário de Cultura do Estado que ouvirá as reivindicações para o fortalecimento das Bandas de Músicas.
No Congresso, foi dado o ponta pé inicial para implantação da Associação Regional de Bandas de Música e a Banda Regional de Músicos que contará com participantes de diversas Cidades.
Estiveram presentes no Congresso, representantes e maestros das cidade de:
* CATUNDA
* CRATEÚS
* PIRES FERREIRA
* PORANGA
* ARARENDÁ
Os Secretários de Cultura Alexandre Mourão de Ararendá, Vital Araújo de Catunda e Elivelson Rodrigues de Ipaporanga.
Coordenador da Banda de Música de Ipaporanga Fredson Marques e Coordenador de Eventos Raul Luar.
Sargento Marcio Mourão do 40 BI de Crateús.

Texto: Elivelson Rodrigues
Fotos: Raul Luar
#BandadeMusica 06/07/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA ENCONTRO DE BANDAS EM CRATEÚS
#BandadeMusica 02/07/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA ENCONTRO DE BANDAS EM PORANGA Na noite de domingo, 02 de julho, a Banda Municipal de Ipaporanga (BMI) esteve participando do VIII Encontro de Bandas na Cidade de Poranga-CE. Presentes estavam: o Prefeito de Poranga, Senhor Cárlisson Emerson, Secretário de Cultura Rodolfo, Secretário de Cultura e Turismo de Ipaporanga Elivelson Rodrigues, Coordenador da BMI Fredson Marques, coordenador de eventos Raul, Secretário de Cultura de Ararendá. A Banda Municipal de Ipaporanga executou a Sequencia musical de Dorgival Dantas, La Virgem Macarena e HEY. Participaram do encontro as Bandas dos Municipios de Ipaporanga, Pires Ferreira, Crateús, Ararendá e a anfitriã Poranga.

FOTOS: RAUL LUAR
TEXTO: ELIVELSON RODRIGUES
www.ipaporanga.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 01:33:44