CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 25/03/2024 SECRETARIA DA JUVENTUDE Prefeitura incentiva a prática de atividades físicas com retomada do projeto Movimenta Ipaporanga

A Prefeitura Municipal de Ipaporanga tem mais um grande projeto de prática esportiva para crianças, jovens e adultos. Trata-se do Movimenta Ipaporanga, uma iniciativa viabilizada por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Coordenadoria de Desporto.

Ao todo, os ipaporanguenses são contemplados com aulas gratuitas em diversas modalidades, como futebol (através da Escolinha Águas Belas), capoeira e muay thai, além de ballet, funcional e zumba. Na última semana, foi realizada a aula inaugural do projeto.

Instituído em 2023, o Movimenta Ipaporanga objetiva promover, junto ao público-alvo, não apenas o aprimoramento físico, mas também o fortalecimento de valores como o trabalho em equipe, a superação de desafios e a promoção da autoestima, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social.

#Desenvolvimento 15/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Ipaporanga contará com creche e ônibus escolar pelo novo PAC

O empenho da Prefeitura de Ipaporanga rendeu bons frutos com o cadastramento das propostas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal - o município foi contemplado com dois novos equipamentos: uma nova creche pré-escola e um ônibus escolar 0 km.

A iniciativa representa um importante avanço na área educacional, haja vista que, ao todo, serão beneficiados cerca de 376 alunos em dois turnos ou 188 em turno integral. O novo equipamento contará com um a moderna infraestrutura, incluindo 10 salas equipadas para o acolhimento das crianças.

Vale destacar que o Novo PAC Seleções realiza obras e empreendimentos para a população brasileira em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados nos investimentos.

#Desenvolvimento 13/03/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Famílias de Ipaporanga são beneficiadas com instalação de poços profundos

A Prefeitura de Ipaporanga, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando para garantir cada vez mais qualidade de vida para os moradores das localidades rurais. Entre as ações mais recentes, está a instalação de oito poços profundos nas comunidades de Serrinha, Rosário, Pocinhos dos Barrosos, Buriti dos Brás, Piedade, Morros, Altos das Marocas e Sítio Araras.

Os serviços de instalação dos reservatórios são realizados com o apoio de equipes técnicas e visam proporcionar o abastecimento de água para as famílias da região. A atuação nas comunidades inclui a perfuração dos poços (etapa já concluída em todas as localidades) e a instalação de encanamento próprio. Como resultado, os moradores têm garantido o acesso à agua para realização de suas atividades cotidianas.

Vale destacar que a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ipaporanga, o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS).

#Desenvolvimento 15/02/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Obras de pavimentação da Ladeira da Água Branca entram na fase conclusiva

As obras do asfalto da Ladeira da Água Branca estão a todo vapor! Em breve, a população de Ipaporanga poderá se deslocar com mais segurança e agilidade no trecho que liga a região da serra as demais localidades do município.

Cabe destacar que a obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ipaporanga e o Governo do Estado. A iniciativa deve melhorar ainda a infraestrutura viária, assim como garantir também mais desenvolvimento para Ipaporanga.

#Desenvolvimento 24/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Ipaporanga sedia seminário para discussão da LDO e PPA junto à ALECE

O município de Ipaporanga sediou o Seminário para discussão da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2024 e do PPA 2024-2027 (Plano Plurianual), um evento realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com apoio da Prefeitura de Ipaporanga.

O momento foi marcado pela presença do público e também de autoridades: deputados estaduais, prefeitos e prefeitas da região, vereadores, secretários municipais, além de lideranças políticas.

Além de informar os valores para o orçamento do Estado do Ceará em 2024, o seminário contou com a participação e sugestão do público, que apresentaram reivindicações e sugestões em diferentes pautas como saúde, educação, segurança, agricultura, meio ambiente e infraestrutura.

#Desenvolvimento 20/09/2023 SECRETARIA DA JUVENTUDE Prefeitura de Ipaporanga promove Feira das Profissões para jovens do município

Jovens de Ipaporanga participaram da Feira das Profissões, uma oportunidade que faz a diferença para ajudar a tomar uma decisão importante na vida de todos nós: qual carreira seguir?

Várias faculdades da nossa região estiveram presentes para esclarecer dúvidas, detalhar as oportunidades disponíveis e a importância de investir nos estudos. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ipaporanga, por meio da Secretaria da Juventude e em parceria com a EEMTI Maria Vieira de Pinho.

#Desenvolvimento 26/07/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Ipaporanga recebe XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde

Ipaporanga recebeu nesta terça (25) o XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará para desenvolver ações de proteção e conservação do meio ambiente e dos recursos naturais nos municípios cearenses.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Ipaporanga, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

#Desenvolvimento 24/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Ipaporanga inicia curso profissionalizante de manicure e pedicure

A Prefeitura de Ipaporanga iniciou o curso de manicure e pedicure, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. São mais de 20 mulheres em nosso município que estão tendo a oportunidade de se capacitar nessa área e, em breve, conseguir mais uma fonte de renda.

O curso tem duração de três meses e é acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social de Ipaporanga.

#Desenvolvimento 21/03/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Comunidades de Ipaporanga são beneficiadas com construção de passagens molhadas

A Prefeitura de Ipaporanga viabilizou a construção de seis passagens molhadas no município. Quatro dessas passagens já foram edificadas com sucesso nas comunidades de Sítio Morros, Lagoa do Barro (Lembrada), Açude Novo e Serra (Palmeiras). As outras duas passagens estão previstas para iniciar em breve nas comunidades de Riacho Novo e São Domingos.

Essa iniciativa da Prefeitura é muito importante, especialmente durante o período de chuvas, pois as passagens molhadas facilitam o acesso a essas comunidades, tornando mais fácil e seguro o tráfego de veículos e pessoas. Além disso, essas obras são fundamentais para o escoamento da produção agrícola da região.

Com a construção dessas passagens molhadas, a Prefeitura de Ipaporanga está promovendo melhorias significativas na infraestrutura do município, beneficiando diretamente a população e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

#Desenvolvimento 16/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Ipaporanga é eleito presidente do Consórcio regional para manejo de resíduos

O município de Ipaporanga acaba de conquistar mais uma importante posição de liderança na região. O prefeito do município, Amaro Pereira, foi eleito presidente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região de Crateús, composto pelos municípios de Ipaporanga, Crateús, Novo Oriente, Independência e Ararendá.

A implantação de uma política de manejo de resíduos sólidos é de extrema importância para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população. Através desse consórcio, os municípios poderão unir esforços para solucionar questões relacionadas ao descarte correto de resíduos, além de promover ações educativas e de conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

#Desenvolvimento 13/10/2022 SECRETARIA DA JUVENTUDE Palestra para adesão ao Programa Ceara Credi

O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Juventude, junto a agente de Micro Crédito, Clemilda Teixeira, técnica do SINE/IDT Crateús e o servidor municipal Mateus Pereira estiveram realizando os atendimentos no dia 11 com o intuito de viabilizar a adesão de novos usuários ao Programa Ceará Credi - inciativa que busca fortalecer o comércio local e os empreendimentos da população.

O programa é voltado para empreendedores que exercem ou buscam exercer atividade produtiva de geração de renda, envolvendo produção, comércio e todos os tipos de serviços, com ênfase aos jovens, mulheres e pessoas de baixa renda, seja da zona urbana ou rural.

Para maiores informações, disponibilizamos o número da Secretaria de Juventude, através do whatsapp (88) 9 9641-3451, assim como atendimento presencial na sede da Secretaria de Juventude, localizada à Rua João Vieira Passos, nº 44, Bairro Central.

#Ipaporanga Mais Forte

#Desenvolvimento 11/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal de Ipaporanga obtém destaque no ranking da Atenção Primária à Saúde do Estado do Ceará

Após resultados do Ministério da Saúde pelo Programa Previne Brasil, Ipaporanga avança na pontuação de 60,11 em 2021 para 95,95 em 2022, ocupando a 3ª posição da 15° Regional de Saúde e 33ª posição no ranking dos municípios entre os melhores índices na Atenção Primária à Saúde do Estado do Ceará.

O principal objetivo é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária em Saúde e desta forma alcançar o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzam à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS.

Esse resultado é fruto do empenho da gestão municipal que investe na saúde Ipaporanguense e da equipe de Saúde, que não mede esforços para oferecer o melhor atendimento aos nossos munícipes. Uma conquista de todos e para todos.

#Desenvolvimento 08/09/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. Ampliação de abastecimento de água em Lembrada

O Governo Municipal de Ipaporanga através da Secretaria de Recursos Hídricos realizou a ampliação do abastecimento de água da localidade de Lembrada, proporcionando mais acesso a água para os moradores da comunidade.

É a Administração Ipaporanga Mais Forte garantindo mais recursos hídricos para a população.

#Desenvolvimento 10/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Convite para inauguração dos novos prédios do Cei e Cras

O Prefeito de Ipaporanga, Amaro Pereira, tem a honra de convidar a todos para prestigiar a inauguração do Centro de Educação Infantil - CEI e do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Na ocasião contaremos com a presença da Governadora do Ceará, Izolda Cela.

#Governo Municipal de Ipaporanga

#Ipaporanga Mais Forte

#Desenvolvimento 29/07/2022 GABINETE DO PREFEITO Visita à nova sede do Cras em Ipaporanga

O prefeito Amaro Pereira, esteve nesta quinta-feira (28), visitando a sede do CRAS, oportunidade em que recebeu de representantes da empresa responsável pela obra, a conclusão do equipamento.

A obra faz parte do projeto PROARES, em parceria com o município de Ipaporanga, que visa o fortalecimento das políticas públicas de assistência social.

Estiveram acompanhando o prefeito Amaro, o vice prefeito Cleoto Bezerra, a secretária de Assistência Social, Hanna Karoline, o engenheiro da SOP, Dr. Diego, e os engenheiros do município, Dr. Alex, Dr. Diego, Dr. João Pedro, Dr. Gustavo Oliveira, e a coordenadora do CRAS, Altair Leite.

# Ipaporanga Mais Forte

#Desenvolvimento 19/07/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. Convite para entrega de títulos de propriedade agrícola

O Governo Municipal de Ipaporanga convida a todos os beneficiários que receberão os títulos de propriedade rural, através do IDACE, para participar da solenidade que se realizará no Ginásio Municipal, no dia 05 de agosto, a partir das 08 horas da manhã.

#IpaporangaMaisForte

#Idace #GovernoDoCeará

#Desenvolvimento 14/07/2022 SECRETARIA DA JUVENTUDE Encontro com Agentes Jovens Ambientais no Auditório da Prefeitura

Na manhã dessa quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura Municipal de Ipaporanga, foi realizado um encontro com os Agentes Jovens Ambientais, mediado pelo coordenador regional Gylcifran Resende. A reunião teve como objetivo promover o alinhamento de informações sobre o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), além do repasse de orientações para elaboração de Pacs e debates sobre a importância das ações de preservação do meio ambiente para o município.

Estiveram presentes, o Secretário de Juventude Narcélio Torres, a Secretaria de Governo e Articulação, Rosa Alice, o Técnico Mateus Pereira, e o Diretor de Meio Ambiente Raul Luar.

#Desenvolvimento 07/07/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. Recebimento e distribuição de alevinos nos reservatórios de Ipaporanga

O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, distribuiu 20 mil alevinos em alguns reservatórios no município.

No Açude São José III, foram colocados 08 mil alevinos. Já nos reservatórios das localidades de Cajás dos Quadros, Trapiá, Sítio Mel, Angicos, Marabá, e bairro São José, foram distribuídos 02 mil alevinos em cada um.

É mais uma política de segurança alimentar e incremento de renda aos que mais precisam, promovida em parceria do Governo do Estado e a Administração Ipaporanga Mais Forte.

#Desenvolvimento 30/06/2021 GABINETE DO PREFEITO SELO UNICEF EDIÇÃO 2021-2024

Na tarde de ontem, terça-feira (29), o prefeito Amaro Pereira assinou o termo de adesão do município de Ipaporanga ao Selo Unicef edição 2021-2024.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

Vale lembrar que, no ano passado, a gestão do então prefeito Toinho Contábil, conquistou a edição do Selo 2017/2020. Isso mostra o comprometimento em fazer nosso município cada vez melhor.

#IpaporangaMaisForte

#Desenvolvimento 29/12/2020 SECRETARIA DE TRANSPORTES SECRETARIA DE TRANSPORTES, ESTRADAS E SERVIÇOS DE IPAPORANGA DIVULGA BALANÇO RELATIVO ÀS AÇÕES EXECUTADAS EM 2020 LEVANTAMENTO INCLUI ATIVIDADES COMO RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS, PAVIMENTAÇÃO EM PEDRA TOSCA, DENTRE OUTRAS
#Desenvolvimento 18/08/2020 SECRETARIA DE TRANSPORTES GOVERNO MUNICIPAL DE IPAPORANGA VIABILIZA RECUPERAÇÃO DE ESTRADA VICINAL EM LAGOA DO BARRO

O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Transportes, Estradas e Serviços - trabalha para garantir mais conforto e acessibilidade à população ipaporanguense.

Vale destacar, neste ensejo, que as equipes prosseguem com as atividades de recuperação das estradas vicinais, a exemplo do trecho referente ao Distrito de Lagoa do Barro.

#Desenvolvimento 03/07/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. GOVERNO MUNICIPAL DE IPAPORANGA REALIZA SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA NA SEDE DO MUNICÍPIO O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - promoveu nesta sexta (03), junto à Empresa DTC Construções, serviços de limpeza (varrição) na Rua Franklin José Vieira, Praça da Matriz e Rua Augusto Evaristo (Sede do Município).
Cabe enfatizar que a iniciativa comprova o empenho da Gestão Toinho Contábil e Daiana Diogo para oportunizar melhores condições sanitárias à população.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 27/06/2020 SECRETARIA DE TRANSPORTES GESTÃO TOINHO CONTÁBIL E DAIANA DIOGO VIABILIZA A RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO MUNICÍPIO

O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Transportes, Estradas e Serviços - promove uma série de obras em benefício da população local, a exemplo das obras de apiçarramento dos trechos: Cidade dos Cocos à Baixa Grande; bem como a estrada principal do Sítio Araras

Cabe enfatizar, neste ensejo, que a iniciativa atesta o compromisso da Gestão Toinho Contábil em viabilizar avanços estruturais às comunidades; proporcionando segurança e comodidade à população local.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.

#Desenvolvimento 23/06/2020 SECRETARIA DE TRANSPORTES PREFEITO TOINHO CONTÁBIL VISITA OBRA DE CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO NO DISTRITO DE CAJÁS DOS JORGES
#Desenvolvimento 22/06/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. GOVERNO MUNICIPAL DE IPAPORANGA E EMPRESA DTC CONSTRUÇÕES PROMOVEM LIMPEZA DE RUAS NA SEDE DO MUNICÍPIO O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - realizou nesta segunda (22), junto à Empresa DTC Construções, serviços de limpeza (roço e varrição) na Rua Augusto Evaristo; bem como na Praça da Bíblia (Bairro Bom Princípio).
A ação certifica o compromisso da Gestão Toinho Contábil e Daiana Diogo para oportunizar melhores condições sanitárias à população.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 20/06/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. GESTÃO TOINHO CONTÁBIL E DAIANA DIOGO EMITE COMUNICADO ACERCA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - destaca que a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa / Edição 2020 ocorre até o próximo dia 30 de junho. Cabe ressaltar, neste ensejo, que os produtores devem vacinar todos os bovinos e bubalinos.
No total, serão vacinados cerca de 5.500 bovinos e bubalinos na primeira fase. É importante salientar, por sua vez, que o produtor deve realizar a entrega da xerox da Nota Fiscal (comprovante) de Vacinação, junto aos documentos de identificação (RG e CPF), na Sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; a qual está em regime de funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 10 horas.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 26/03/2020 SECRETARIA DE TRANSPORTES EQUIPES DE BOMBEIROS MILITARES E COGERH PROMOVEM VISTORIA NA PAREDE DO AÇUDE SÃO JOSÉ III

Equipes de Bombeiros Militares do Estado promoveram nesta quinta (26), junto a um grupo de Técnicos da COGERH, uma série de inspeções e avaliações na parede do açude São José III.

Vale destacar, neste ensejo, que a iiniciativa foi acompanhada pelo Secretário de Transporte, Estradas e Serviços, Dedé Bezerra; à medida que atende a uma solicitação do Governo Municipal de Ipaporanga.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.

#Desenvolvimento 17/03/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE IPAPORANGA PARTICIPAM DE REUNIÃO DO CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - participa nesta terça (17) de uma Reunião de Planejamento referente ao Projeto de Implementação de Coletas Seletas Múltiplas de Resíduos Sólidos Urbanos.

Sediado no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Crateús, o encontro contou com a presença de autoridades dos cinco municípios (Ipaporanga, Crateús, Novo Oriente, Independência e Ararendá) que integram o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos da Região dos Sertões de Crateús.

Vale destacar, neste ensejo, que o titular da Pasta, Deusimar Hermínio; bem como o médico veterinário Alexandre Júnior; representaram a Gestão Toinho Contábil no evento.

Cabe ressaltar, por sua vez, que Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos caracteriza-se como uma iniciativa fomentada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - em parceria com as Gestões Municipais - cujo objetivo compreende a criação de Centrais Municipais de Resíduos (lixões) onde as cidades possam gerir seus resíduos de forma compartilhada.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.

#Desenvolvimento 16/03/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENTREGA DE CERTIFICAÇÕES DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
#Desenvolvimento 12/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GESTÃO MUNICIPAL DE IPAPORANGA PARTICIPA DA I REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA XV FAM DA REGIÃO DE CRATEÚS

O Governo Muncipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Educação - participa nesta quinta (12) da I Assembleia Geral de Planejamento da XV Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária: Território dos Inhamuns e Sertões de Crateús.

Sediada no Auditório da Prefeitura de Crateús; o evento conta com a participação de representantes dos municípios que integram os referidos territórios. Vale destacar, neste ensejo, que a Gestão Toinho Contábil faz-se presente por meio do Secretário de Educação, Éder Pessoa; e da Técnica da SME, Aurineide.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.

#Desenvolvimento 02/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SMS PROMOVE REUNIÃO MENSAL DE PLANEJAMENTO REFERENTE AO MÊS DE MARÇO

O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda (02) - no Plenário da Câmara Legislativa - a Reunião de Avaliação de Indicadores e Planejamento Mensal referente ao mês de março.

Coordenada pelo Núcleo de Atenção Básica do Município, o encontro apresentou as seguintes pautas: apresentação do resultado da pesquisa de atualização dos dados do território de abrangência da Atenção Básica; e planejamento das ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais pela Saúde.

#Desenvolvimento 21/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE GESTÃO TOINHO CONTÁBIL PROMOVE REFORMAS ESTRURURAIS NO PSF DE ESTREITO

O Governo Municipal de Ipaporanga trabalha para oportunizar uma saúde de qualidade a todas as comunidades ipaporanguenses. A reforma na estrutura física do Posto de Saúde de Estreito (unidade vinculada à ESF de Lagoa do Barro) atesta o compromisso da Gestão Toinho Contábil junto à população da referida localidade.

Vale destacar, neste ensejo, que os moradores de Estreito terão acesso a uma moderna estrutura médico-hospitalar, na qual estão inseridas: recepção, banheiros e demais espaços reformados e ampliados.

A iniciativa, por sua vez, certifica ainda a valorização da Administração Municipal quanto às atividades desenvolvidas pelas equipes de atendimento do Posto de Saúde de Estreito.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.

#Desenvolvimento 21/02/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE CAPACITAÇÃO JUNTO AOS MEMBROS DO CMAS

O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, promoveu nos dias 11 , 12, 19 e 20 de fevereiro - no Auditório do Paço Municipal - uma Capacitação voltada aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social.

Na pauta do evento, orientações acerca da importância da atuação no controle social da Política Municipal de Assistência Social. Vale destacar, neste ensejo, que a iniciativa contou com a participação de integrantes dos equipamentos sociais no Município.

Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil e Daiana Diogo. Fazendo Mais.

#Desenvolvimento 24/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GOVERNO MUNICIPAL DE IPAPORANGA PROMOVE EMISSÃO GRATUITA DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO (RG) O Governo Municipal de Ipaporanga, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove nesta quinta (24) - na Escola de Ensino Fundamental Antônio Lopes Teixeira (situada no distrito do Mulungu) - a emissão gratuita de Registros Gerais (carteiras de identidade).
Vale destacar, neste ensejo, que a iniciativa contempla alunos da referida unidade escolar; bem como crianças que ainda não possuem o documento. Cabe ressaltar, por sua vez, que ação será aberta à comunidade nesta sexta (25). O Secretário de Governo e Articulação, Cleito Bezerra; e os vereadores Gomes e Gato prestigiaram a realização da iniciativa.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 18/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL FAMÍLIAS BENEFIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM IPAPORANGA PARTICIPAM DE REUNIÃO NA SEDE DO CRAS O Governo Municipal de Ipaporanga, através do Setor de Cadastro Único, realizou nesta quinta (17), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) uma reunião junto às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no Município.
Conduzido pela Coordenadora Geral do Setor de Cadastro Único no Município, Érica Cavalcante; bem como pela assistente social, Fernanda Marques; o encontro apresentou como temática central o repasse de orientações sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família, em especial a frequência escolar das crianças.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 17/10/2019 GABINETE DO PREFEITO GESTÃO MUNICIPAL DE IPAPORANGA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA MERENDEIRAS E COZINHEIRAS
#Desenvolvimento 15/10/2019 GABINETE DO PREFEITO GOVERNO MUNICIPAL DE IPAPORANGA E CÁRITAS DIOCESANA PROMOVEM MESA DE NEGOCIAÇÃO COM PESCADORES LOCAIS O Auditorio da Prefeitura sediou nesta terça (15) uma mesa de negociação, promovida pela Cáritas Diocesana junto a representantes do Governo Municipal de Ipaporanga; e pescadores do Bairro São José. Na pauta da reunião, debates sobre participação e controle das politicas publicas junto à referida comunidade. Vale destacar, neste ensejo, o suporte concedido pela Gestão Toinho Contábil às representações das classes produtoras ipaporanguenses com vistas ao desenvolvimento social do Município.Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 09/09/2019 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO GESTÃO MUNICIPAL REALIZA ABERTURA DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO EM IPAPORANGA O Governo Municipal de Ipaporanga promoveu nesta segunda (09) a abertura oficial do cronograma de atividades locais referentes à Campanha Setembro Amarelo, cuja temática abordada corresponde à prevenção do suicídio.
Sediado no Plenário da Câmara Legislativa, o evento configurou-se como uma ação intersetorial, haja vista que contou com a participação de representantes de entidades socioassistenciais; bem como de instituições de ensino (Escola Estadual de Ensino Médio Maria Vieira de Pinho); e das Pastas que integram a Gestão Municipal (Secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação; Cultura; Governo e Articulação; e Planejamento e Administração).
Vale destacar, neste ensejo, que o encontro foi pautado na realização de palestras informativas - ministradas pelas psicólogas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ipaporanga, Maria Altair Leite e Rebeca Oliveira; e pelas assistente social e psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rayane Lacerda e Daiane Pinho) sobre a importância do diálogo e da valorização das relações familiares e pessoais como instrumentos de prevenção ao suicídio.
É importante salientar ainda que durante o mês de setembro a Administração Toinho Contábil, por meio da referida Comissão Intersetorial, vai desenvolver uma série de atividades estratégicas de mobilização à prevenção ao suicídio. Cabe ressaltar, por sua vez, que a atual Gestão caracteriza-se pelo suporte às ações de fortalecimento da saúde mental e emocional junto às comunidades de Ipaporanga, ratificado através da promoção de práticas integrativas nos equipamentos de saúde e assistências no Município.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 04/09/2019 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO MORADORES DAS LOCALIDADES DE CANABRAVINHA E ALTO DA CUPIRA SÃ CONTEMPLADOS COM A MANUTENÇÃO E REPOSIÇÃO DE LUMINÁRIAS O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Planejamento e Administração, prossegue com os serviços de implantação, manutenção e reposição de luminárias na rede de iluminação pública do Município.
Vale destacar, neste ensejo, que foram concluídas as obras de manutenção e reposição nas localidades de Alto da Cupira e Canabravinha; bem como na sede do Distrito de Sítio Araras. A comunidade residente no Distrito de Sacramento, por sua vez, será contemplada com os referidos serviços nos próximos dias.
É importante salientar que a iniciativa atesta o compromisso da Gestão Toinho Contábil em oportunizar avanços às áreas urbanas e rurais.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 20/08/2019 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL DE IPAPORANGA PROMOVE REUNIÃO INTERSETORIAL DE ARTICULAÇÃO REFERENTE ÀS AÇÕES EM PROL DA SAÚDE MENTAL A Gestão Municipal de Ipaporanga realizou nesta terça (20) uma Reunião Intersetorial de Articulação, cujos tópicos abordados foram as atividades desenvolvidas por cada Pasta em relação aos cuidados com a saúde mental e emocional da população ipaporanguense.
Conduzido pelo Secretário Executivo de Governo e Articulação, Ribamar Brito, o encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação (Éder Pessoa, titular da Pasta; e Thamillys Pedrosa, nutricionista); Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ipaporanga (Amanda Morais, Coordenadora; e Narcélio Torres, assistente social); Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Elivelson Rodrigues, titular da Pasta); e Secretaria de Saúde (Rayane Lacerda, assistente social do NASF; Daiane Pinho, Psicóloga do NASF; e Thaygla Landim, educador física da Academia da Saúde).
Vale destacar que, na ocasião, foram apresentadas as principais demandas referentes à execução das práticas integrativas nos equipamentos sócio assistenciais do Município, à medida que foram compartilhadas as experiências exitosas na execução das referidas atividades.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 13/08/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. SECRETARIA DE AGRICULTURA DE IPAPORANGA PARTICIPA DE REUNIÃO PARA CONTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PRODETER O município de Ipaporanga participou nesta terça (13) - na sede do escritório regional da EMATERCE, em Crateús - da Reunião para construção do Plano de Ação Territorial referente à cadeia produtiva da Apicultura, atividade fomentada pelo PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial) em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura; Banco do Nordeste; EMATERCE; e Associações Municipais de Apicultores.
Cabe ressaltar que o encontro agregou representantes dos municípios de Ipaporanga, Crateús, Novo Oriente e Independência. Na ocasião, a comitiva ipaporanguense foi composta pelo Secretário Municipal de Agricultura, Deusimar Hermínio; bem como pelo tesoureiro da Associação de Apicultores de Ipaporanga, Adão Quaresma. A reunião, por sua vez, também contou com a participação da Gerente do PRODETER, Jeânia Gomes; do Gerente Regional da EMATERCE, Jorge França; e do representante do BNB, Kennedy Custódio.
É importante salientar que, através da participação no PRODETER e Rota do Mel - iniciativa articulada pelos Governos Federal, Estadual e Municipal; Banco do Nordeste; SEBRAE e demais entidades - os produtores de mel ipaporanguenses têm a oportunidade de adquirir insumos a um preço acessível, à medida que, após executarem a produção e o beneficiamento, podem comercializar o produto, garantindo mais lucros.
Neste ensejo, vale destacar que, durante o evento realizado hoje, foram estabelecidas um série de ações estratégicas - as quais serão implementadas e executadas pelos Comitês Gestores Municipais junto aos respectivos apicultores selecionados - com vistas a atenuar a baixa rentabilidade decorrente da referida atividade.
Ao fim do encontro, também foi definida a formação do Comitê Gestor Territorial, cuja atribuição consiste em fiscalizar a aplicação das medidas aprovadas. Na oportunidade, a representação será constituída por um Coordenador (Vanderlei Marques, oriundo de Crateús); um Sub-Coordenador (Oneci Monteiro; natural de Novo Oriente); e um Secretário (Adão Quaresma; de Ipaporanga).
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 13/08/2019 GABINETE DO PREFEITO LAGOA DO BARRO SEDIA SEGUNDO ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO SOBRE PROTEÇÃO E DIREITO A VIDA DOS ADOLESCENTES O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Articulação Municipal do Selo Unicef, realizou nesta sexta (16) - na Escola de Ensino Fundamental José Domingos de Morais (situada no distrito de Lagoa do Barro) - o segundo encontro referente ao I Fórum de Discussão, evento que apresenta como temática: “Proteção ao Direito à Vida dos Adolescentes e Contra a Violência”.
Conduzido pela Articuladora do Selo Unicef em Ipaporanga, Antônia Maria; bem como pelo Assessor Técnico, Erlanildo Rodrigues; o evento contou com a participação de alunos da referida instituição escolar; e de integrantes do Fórum Permanente de Discussão sobre Proteção ao Direito à Vida dos Adolescentes e Contra a Violência.
Vale destacar que, na oportunidade, foram abordados - junto aos participantes - temas relacionados a acidentes de trânsito, homicídios e suicídios; à medida que foram apresentadas uma série de ações multisetoriais (desenvolvidas pelas Secretarias de Educação; Saúde e Assistência Social) - a serem implementadas pela Gestão Municipal - com vistas à valorização e proteção da vida.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 09/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COMUNIADADE IPAPORANGUENSE PRESTIGIA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DA V SEMANA DO BEBÊ DE IPAPORANGA A comunidade ipaporanguense prestigiou nesta sexta (09) a Cerimônia de Encerramento da 5ª Semana do Bebê de Ipaporanga, iniciativa fomentada pelo Governo Municipal de Ipaporanga, através da Comissão Intersetorial Permanente.
Sediado no Ginásio Municipal Expedito de Sousa Lima, o evento contou com a participação de crianças cuja faixa etária compreende a primeira infância (0 a 6 anos); bem como de gestantes e demais grupos convidados; além do corpo de Secretários e Coordenadores que integram a Gestão Municipal: Daiana Diogo, Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social; Emídia Leitão, Secretária de Planejamento e Administração; Elivelson Rodrigues, Secretário de Cultura e Turismo; Rodrigo Batista; Secretário de Saúde; Éder Pessoa, Secretário de Educação; Antônia Maria, Coordenadora do Núcleo de Atenção Básica e Articuladora do Selo Unicef em Ipaporanga; Amanda Morais, Coordenadora do CRAS; e Érica Cavalcante, Coordenadora do Programa Bolsa Família no Município.
Vale ressaltar que, na ocasião, foram desenvolvidas uma série de atividades especiais: narração de histórias infantis (promovidas por Agentes Comunitárias de Saúde); apresentações culturais (desenvolvidas por alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Príncipe); e desfile de crianças (com a respectiva entrega de placas de condecoração aos titulares das Pastas).
Cabe ressaltar, neste ensejo, que o cronograma de ações da 5ª edição da Semana do Bebê viabilizou uma reflexão coletiva acerca da importância da efetivação dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, à medida que oportunizou momentos de congregação entre organizadores e população local. Mais uma iniciativa que atesta o compromisso da Gestão Toinho Contábil com o desenvolvimento social do Município . Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 08/08/2019 GABINETE DO PREFEITO GESTÃO MUNICIPAL DE IPAPORANGA PARTICIPA, EM IPUEIRAS, DE EVENTO DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDO PELO TCE A Gestão Municipal de Ipaporanga participa nesta quinta (08), no município de Ipueiras, do TCEDUC - curso de formação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Vale destacar que a comitiva presente ao evento agrega um total de 36 membros, dentre os quais Secretários, Diretores, Coordenadores e Assessores da Prefeitura. Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 07/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE V SEMANA DO BEBÊ DE IPAPORANGA: GESTANTES E DEMAIS USUÁRIOS DAS ESF'S PARTICIPAM DE PALESTRAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO Em mais uma ação relativa à 5ª edição da Semana do Bebê de Ipaporanga, o Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Saúde - realizou nesta terça (06), nas seis Unidades Estratégia Saúde da Família, palestras informativas sobre a importância do aleitamento materno ao desenvolvimento fisiológico dos recém-nascidos.
Conduzidas pelas equipes de atendimento (composta por enfermeiros e técnicos) de cada unidade, as atividades viabilizaram - junto às gestantes e demais grupos assistidos - uma conscientização coletiva acerca da relevância no estabelecimento de ações que priorizem os cuidados com a primeira infância.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 07/08/2019 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO TOINHO CONTÁBIL PARTICIPA DE REUNIÃO NA SEDE ESTADUAL DA FUNASA O Prefeito de Ipaporanga, Toinho Contábil, participa nesta quarta (07) de uma reunião na Sede Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em Fortaleza. Na pauta do evento, a regulação do sistema de distribuição de água nos municípios cearenses.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 06/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA V SEMANA DO BEBÊ DE IPAPORANGA: CRIANÇAS SÃO CONTEMPLADAS COM A EXIBIÇÃO GRATUITA DE FILME, POR MEIO DO "CINEPIPOCA" Cerca de 50 crianças ipaporangueses participaram nesta terça (06) de mais uma ação referente à V Semana do Bebê de Ipaporanga. Sediado na Biblioteca Municipal Willian Rogério de Oliveira, o “Cine Pipoca” também contou com a presença do Secretário de Cultura e Turismo, Elivelson Rodrigues; bem como de colaboradores e integrantes da referida Pasta.
Vale destacar que, na oportunidade, os pequenos assistiram ao clássico infantil “O Rei Leão”, à medida que receberam - de forma gratuita - pipoca e outras guloseimas. Por sua vez, cabe ressaltar que a iniciativa, fomentada pela Gestão Toinho Contábil e Comissão Intersetorial Permanente, viabilizou o acesso do público relativo à primeira infância (crianças de 0 a 5 anos) a atividades de cunho artístico e cultural.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 06/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO V SEMANA DO BEBÊ DE IPAPORANGA: EMEI PEQUENO PRÍNCIPE SEDIA PALESTRA SOBRE MÉTODOS DE PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS Como parte das atividades relativas à V Semana do Bebê, o Governo Municipal de Ipaporanga - através da Comissão Intersetorial permanente - realizou nesta terça (06), na Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Príncipe, uma palestra educativa sobre métodos de salvamento e primeiros socorros.
Conduzida pelo cabo Fred Costa, com a participação do bombeiro civil Ricardo Silva, a atividade contou com a presença do Secretário de Educação, Éder Pessoa; bem como da equipe de coordenadores da SME e da Diretora da instituição, Márcia Saraiva; além de pais e familiares dos alunos. Neste ensejo, vale destacar que a iniciativa oportunizou momentos de integração entre as crianças, ao passo que viabilizou uma aprendizagem lúdica acerca da importância dos primeiros socorros.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 05/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CERIMÔNIA DE ABERTURA DA V SEMANA DO BEBÊ DE IPAPORANGA REÚNE AUTORIDADES E MUNICÍPES O Plenário da Câmara Legislativa de Ipaporanga foi palco nesta segunda (05) da solenidade de abertura da V Semana do Bebê de Ipaporanga, evento incluído no calendário oficial de ações promovidas pela Gestão Municipal. É importante salientar que o momento foi pautado pela execução, através da Banda de Música, dos Hinos Nacional e Municipal; assim como por apresentações culturais desenvolvidas por alunos da EMEI Pequeno Príncipe e crianças que integram o Serviço de Convivência do CRAS; além de uma palestra conduzida pela assistente social Geiliane Mendes.
A cerimônia, por sua vez, contou com a presença de autoridades municipais que, na ocasião, compuseram a Mesa Oficial: a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Daiana Diogo - a qual, na ocasião, representou o chefe do Executivo, Toinho Contábil -; o Presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Antônio Pereira Gomes; a Articuladora Municipal do Selo Unicef, Antônia Maria; o Secretários de Educação, Cultura e Saúde, respectivamente Éder Pessoa, Elivelson Rodrigues e Rodrigo Batista; a presidente do CMDCA, Antônia Célia de Sousa; a presidente do Conselho Tutelar de Ipaporanga, Rejani Alves; e a Presidente da Associação Municipal dos Agentes de Saúde, Gilvânia.
Neste ensejo, vale destacar que a consecução de Semana do Bebê viabiliza-se através de uma Comissão Intersetorial constituída por membros das referidas Pastas, representes da sociedade civil e demais entidades.
Instituída em âmbito municipal conforme a Lei 382/2016, a Semana do Bebê configura-se como uma iniciativa que apresenta as seguintes finalidades: promover uma ampla discussão - junto aos diversos segmentos sociais - com vistas a melhorar os indicadores referentes à primeira infância e, por conseguinte, estimular a prevenção no cuidado com bebês, gestantes e puérperas; bem como proporcionar às comunidades locais o acesso a espaços culturais e lúdicos.
Cabe ressaltar que a Semana do Bebê compreende a realização de atividades educativas - com temas variados - nos órgãos e equipamentos sociais do Município; e a divulgação, na oportunidade, dos programas e serviços destinados às gestantes e crianças com faixa etária entre 0 e 6 anos.
Em 2019, a iniciativa aborda como temática principal: “Famílias e Relações: Cuidar e Educar na Era Tecnológica”.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais pela Assistência Social.
#Desenvolvimento 30/07/2019 GABINETE DO PREFEITO GESTÃO MUNICIPAL DE IPAPORANGA REALIZA ESTUDOS GEOLÓGICOS COM VISTAS À PERFURAÇÃO DE NOVOS POÇOS PROFUNDOS Visando proporcionar o acesso da população ipaporanguense ao fornecimento de água, bem como proporcionar avanços socioeconômicos às famílias contempladas, o Governo Municipal de Ipaporanga - em parceria com a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (SOHIDRA) e o Deputado Estadual Jeová Mota - promove a continuidade dos estudos geológicos nas comunidades rurais do Município, atividade esta que tem por objetivo identificar espaços físicos propícios à perfuração de novos poços profundos.
Neste ensejo, vale destacar que - em uma primeira etapa - foram perfurados um total de 11 poços profundos, consolidando uma iniciativa que conta com o suporte integral da Gestão Toinho Contábil.
Por sua vez, é importante salientar que, em um segundo momento, 06 novas localidades serão beneficiadas com a instalação de novos poços: Grota da Lama; Prazeres; Várzea do Boi; Riacho do Mato; Salgadinho dos Jovinos; e Riacho dos Gatos. Cabe ressaltar ainda que as ações são acompanhadas pelo Secretário de Governo e Articulação, Cleoto Bezerra, o qual - na oportunidade - representa o chefe do Executivo.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 18/06/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. REUNIÃO NO AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DEFINE FORMAÇÃO DO COMITÊ GESTOR MUNICIPAL DO PRODATER Visando proporcionar o fortalecimento da cadeia produtiva referente à apicultura local, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou nesta terça (18), em parceria com o Banco do Nordeste; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Apicultores de Ipaporanga; e EMATERCE, a reunião para a formação do Comitê Gestor Municipal relativo ao Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).
Promovido no Auditório da SMA, o encontro contou com a presença do titular da pasta, Deusimar Hermínio, bem como do representante do BNB, Kennedy Custódio.O evento, por sua vez, também foi prestigiado por Joanas Carvalho, presidente do STR; Pedro Rodrigues, representante da EMATERCE; Manoel Claúdio, coordenador do PAA; e Manoel Enivaldo, presidente da Associação de Apicultores de Ipaporanga.
É importante destacar que, através da participação no PRODETER e Rota do Mel - iniciativa articulada pelos Governos Federal, Estadual e Municipal; Banco do Nordeste; SEBRAE e demais entidades - os produtores de mel ipaporanguenses têm a oportunidade de adquirir insumos a um preço acessível, à medida que, após executarem a produção e o beneficiamento, podem comercializar o produto, garantindo mais lucros.
Por sua vez, vale destacar que o Sr. Adão Quaresma, tesoureiro da Associação de Apicultores de Ipaporanga, foi escolhido Coordenador do Comitê Gestor Municipal do PRODETER, ao passo que o Secretário de Agricultura, Deusimar Hermínio, atuará como sub-coordenador.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#Desenvolvimento 07/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMUNIDADE DO MULUNGU CELEBRA A REALIZAÇÃO DO V INTERCÂMBIO DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA A comunidade de Mulungu sediou nesta sexta (06) mais uma iniciativa de grande relevância ao desenvolvimento social e cultural do município. Promovido pelo Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria Municipal de Educação, o V Intercâmbio da Educação Contextualizada como Política Publica Universalizada reuniu, na quadra poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Antônio Lopes Teixeira, professores e alunos das 07 unidades escolares que integram a rede municipal de ensino, bem como da EEM Maria Vieira de Pinho; à medida que também congregou representantes de entidades como o Movimento em Defesa da Vida (MDV), Cáritas Diocesana, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ipaporanga, Conselhos Municipais, Institutio Bem-Viver (IBV) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Vale destacar que o evento também foi prestigiado pelo corpo de secretários que compõem a Gestão Municipal de Ipaporanga. Na oportunidade, o Prefeito Toinho Contábil foi representado pelo Secretário de Governo e Articulação, Cleoto Bezerra. Apresentando como temática principal “A Produção Ecológica no Quintal e o Movimento em Defesa da Vida”, o V Intercâmbio da Educação Contextualizada no município de Ipaporanga constituiu-se como uma ação complementar ao cronograma da XV Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária do Território Crateús/Inhamuns. É importante salientar que a organização do evento desenvolveu, inicialmente, uma atividade de acolhimento aos participantes, a qual incluiu a oferta de um café-da-manhã e um exercício lúdico de apresentação. Em seguida, os partícipes foram divididos em quatro grupos, que, por sua vez, realizaram visitas a três quintais produtivos da região (espaços que se utilizam de tecnologias de reuso de água para o cultivo) e à sala do MDV situada na EEF Antônio Lopes Teixeira. Na ocasião, as rotas de visitação contemplaram o quintal produtivo do Mulungu; o Projeto Bioágua (Mulungu); e o Projeto Mandala: Produzindo em Harmonia com a Natureza (Veremos). Cabe ressaltar que os visitantes contaram com a assessoria, durante a ação, de guias especiais, assim como dos produtores agrícolas que coordenam os projetos. Vale enfatizar que, na segunda etapa do intercâmbio, promovida após o almoço, foi oportunizado aos participantes um momento de socialização, ensejo no qual os mesmos expuseram suas impressões sobre os espaços visitados, ao passo que apresentaram medidas para o fortalecimento dos quintais produtivos, através de uma integração mais efetiva com o projeto de Educação Contextualizada. O período complementar do intercâmbio caracterizou-se ainda pela realização de uma roda de conversa, ministrada por um representante de Quiterianópolis, cujo tema abordado foi o impacto resultante da atividade mineradora no leito do Rio Poty. Apresentações culturais de alunos das instituições de ensino do município e de um grupo de forró local também marcaram o evento, que foi encerrado com a entrega de uma placa em homenagem a professores e coordenadores educacionais que auxiliaram, de forma direta, na organização do encontro. No total, o V Intercâmbio da Educação Contextualizada contou com a participação de representações oriundas de 20 municípios de diversos Estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Minas Gerais e Ceará. Mais uma grandiosa celebração, que atesta o compromisso da SME, capitaneada pelo secretário Éder Pessoa, e da administração Toinho Contábil em proporcionar uma educação inclusiva e qualitativa às crianças e jovens ipaporanguenses. Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais pela Educação.
#Desenvolvimento 31/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE PROCURADORIA GERAL E NUCA DE IPAPORANGA PROMOVEM RODA DE COVERSA NA EEM MARIA VEIRA DE PINHO EVENTO APRESENTOU COMO TEMÁTICA : "FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES NO PROCESSO ELEITORAL"
#Desenvolvimento 05/10/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. PREFEITURA INCENTIVA O COMÉRCIO DA FEIRA MUNICIPAL DE IPAPORANGA A comunidade de Ipaporanga aprovou a iniciativa do Governo Municipal de incentivar o comércio da Feira através de sorteio de brindes de vales-compras. A feira, que agora acontece TODA SEXTA, ganhou novo ânimo com a maior participação dos moradores da região que economizam nas compras e ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos comemora os resultados que geram mais renda para o comércio local e divulgou as fotos dos ganhadores do sorteio desta edição da feira.
#Desenvolvimento 06/07/2018 GABINETE DO PREFEITO Ordem de Serviço do Programa Sinalize 6 de Julho de 2018 no Auditório da Prefeitura Municipal de Ipaporanga, aconteceu o lançamento oficial e assinatura da Ordem de Serviço do Programa Sinalize e, Construção de uma Mini - Areninha na Sede do Município de Ipaporanga. O Prefeito Toinho Contábil, Vice Daiana Diogo, Vereadores, Secretários, Assessores, autoridades locais e população recepcionaram o Dep. Jeová Mota, o Secretário Adj. de Esporte do Estado Marcos Lajes, o Coordenador do Programa Sinalize no Estado Marlon Catunda, ambos representando o governador Camilo Santana. O Programa Sinalize beneficiará os mais de 11 mil habitantes do Município através dos serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias urbanos e rodoviárias, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres. O investimento é de R$ 365 mil reais e atenderá uma área de 10.000 mil m2 de asfalto. Enquanto a Mini - Areninha o custo será em torno de R$ 171 mil reais.
#Desenvolvimento 09/11/2017 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO IMPLANTAÇÃO DE LUMINÁRIAS
O Governo Municipal de Ipaporanga , está realizando manutenção de luminárias na sede do Município a fim de proporcionar um melhor conforto e comodidade a população das ruas Pedro Farias e Francisco das Chagas de Paula.
#Desenvolvimento 08/11/2017 GABINETE DO PREFEITO AMPLIAÇÃO DA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA IPAPORANGA
#Desenvolvimento 26/10/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Encontro no Sebrae- Crateús do Projeto de Desenvolvimento Econômico do Sertão de Crateús. A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social Daiana Diogo e o Secretário de Agricultura Deusimar Herminio, participam de um encontro no Sebrae- Crateús do Projeto de Desenvolvimento Econômico do Sertão de Crateús.
#Desenvolvimento 23/10/2017 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Melhorias na Distribuição da Rede Pública Atendendo solicitação do Governo Municipal de Ipaporanga ( ofício. 248/2017) a ENEL vem realizando trabalhos de melhorias na distribuição da Rede Pública na Sede, iniciando com a implantação de 1 ( um ) transformador que vem atender o Hospital e seu entorno.
#Desenvolvimento 11/10/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA CURSO DE FABRICAÇÃO DE BOLSAS EM TECIDOS
#Desenvolvimento 05/10/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO P.A.A Dia 5 de Outubro aconteceu no auditório da Prefeitura reunião de Planejamento e Execução do Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A) ao todo serão mais 22 agricultores incluídos no programa no município de Ipaporanga.
#Desenvolvimento 02/10/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ABERTURA DE RUAS O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Infraestrutura ,está realizando a abertura das ruas João do Carmo e Esperdião Ferreira Lima pra facilitar mais o acesso da população e também está iniciando o calçamento na rua Tenente João Vieira, essa pavimentação vai levar mais conforto e qualidade de vida para a população.
#Desenvolvimento 11/09/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE IPAPORANGA AULA INAUGURAL PRIMEIRO PASSO JOVEM BOLSISTA Dia 11 de Setembro aconteceu na Escola Waldemar Alcântara a aula inaugural do Curso de Agente Administrativo do Programa Primeiro Passo, uma Parceria do Governo do Estado por meio da STDS e Governo Municipal de Ipaporanga, com a participação de 20 jovens que receberão uma bolsa no valor de R$ 100,00 reais mensal.
#Desenvolvimento 04/08/2017 GABINETE DO PREFEITO GOVERNADOR CAMILO SANTANA O Prefeito Toinho Contábil e sua comitiva estiveram prestigiando dia 4 de agosto a visita do Governador Camilo Santana ao Distrito de Sucesso/Tamboril onde aconteceu a inauguração da restauração da CE-187 que liga os Municípios de Tamboril, Nova Russas e Ipueiras que faz parte do Programa Ceará de Ponta a Ponta do Governo do Estado do Ceara.
#Desenvolvimento 03/01/2017 GABINETE DO PREFEITO IPAPORANGA EM DESTAQUE União Brasileira de Divulgação(UBD) Pesquisa realizada em 4.900 municípios através das redes sociais, órgãos governamentais , reconhecimento da atual gestão que atende os requisitos em excelência na gestão públicas, comprometimento com a sociedade.

O Município de Ipaporanga está em terceiro lugar no Ceará e décimo segundo lugar no Brasil em avanços .
Confira a classificação do município através do site:

www.ubd.com.br
www.ipaporanga.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 08:10:05