A Prefeitura de Ipaporanga oferta uma série de atividades físicas gratuitas na Academia da Saúde. Além das práticas corporais já disponibilizadas à população ipaporanguense, como sessões de alongamento, fortalecimento e exercícios funcionais, o pilates também integra a lista de modalidades viabilizadas pelo equipamento.
Cabe destacar que a Academia da Saúde representa um programa viabilizado por meio de uma parceria entre Governo Federal e municípios, através das Secretarias de Saúde, que proporciona a implantação de espaços públicos com infraestrutura e profissionais qualificados. Nesses locais, a oferta de atividades físicas para a população é apenas uma das formas de cuidado, uma vez que eles também promovem a conscientização sobre a importância da alimentação saudável, além de práticas integrativas e complementares em saúde.
Com o objetivo de atender a diferentes faixas etárias e promover a inclusão, são disponibilizadas dois dias na semana para a prática de pilates: nas terças-feiras, com duas turmas (uma às 16h e uma às 17 h), e nas quintas-feiras, com mais duas turmas (uma às 06 e outra às 07 horas).
Para Carla Mendes, fisioterapeuta e professora de pilates na Academia da Saúde de Ipaporanga, uma das principais características da atividade corporal é a capacidade de oportunizar benefícios para os adeptos: "A prática de pilates para adultos e idosos é importante para a prevenção e o controle de doenças, proporcionando um envelhecimento saudável e funcional, além de trazer uma integração social e melhoras dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão", afirma.