IPAPORANGA tem origem indígena: IPÁ (lagoa) + PORANGA (bonita), significando lagoa Bonita.
Município situado nos Sertões Cearense, elevado a essa categoria pela Lei estadual nº 11.348, de 18 de setembro de 1987, IPAPORANGA tem origem indígena: IPÁ (lagoa) + PORANGA (bonita), significando lagoa Bonita.
IPAPORANGA chamou-se primitivamente Franklinópole (originário do doador do terreno Franklin José Vieira), posteriormente, convertido pela Comissão Organizadora dos Municípios para Águas Belas através do Ato de 04/09/1897, subordinado ao Município de Ipueiras perdurando até 1911.
Em 1933 como Distrito de Águas Belas passa a fazer de Nova Russas. Em 30/12/1943 pelo Decreto estadual nº 1.114, passou a denominação de Ipaporanga permanecendo ainda ao Município de Nova Russas. Foi desmembrado de Nova Russas em 26/08/1963 através da Lei estadual nº 645, se constituindo em Distrito Sede. Extinto logo depois pela Lei estadual nº 8.339, de 14/12/1963 e, anexado à Nova Russas, onde permaneceu até 01/07/1983 sua divisão territorial.
Em 18 de setembro de 1987 passou a categoria de Município por meio da Lei estadual nº 11.348. Em 01/01/1989, foi constituído de 2 Distritos: Ipaporanga (Sede) e Sacramento.
Em 3 de outubro de 2014, foi criado através da Lei Municipal nº 314/2014 mais 6 (seis) Distritos: Água Branca, Sítio Araras, Cajás dos Jorges, Lagoa do Barro, Mulungu e Torrões somado ao Distrito de Sacramento e ao Município Sede (Ipaporanga).
Com uma população de 11.575 habitantes (CENSO 2022), IPAPORANGA faz Limítrofes ao Norte com Nova Russas, Ararendá, Poranga; ao Sul: Crateús; ao Leste: Tamboril, Nova Russas; e ao Oeste: Poranga e Piauí.
Fonte: IBGE
Texto: Emídia Leitão
FESTA RELIGIOSA DO PADROEIRO DA CIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
FESTA DO TRABALHADOR 1º DE MAIO.
FESTA DE EMACIPAÇÃO POLITICA 18 DE SETEMBRO.
Em 18 de setembro de 1987 Ipaporanga passou a categoria de Município (sede), foi criado tambem o Distrito de Sacramento através da Lei nº 11.348. Em 3 de outubro de 2014, foi criado mais 6 (seis) Distritos: Água Branca, Sítio Araras, Cajás dos Jorges, Lagoa do Barro, Mulungu e Torrões.
HINO
HINO DO MUNICÍPIO DE IPAPORANGA. LETRA Pr. FRANCISCO EVALDO PALHARES DE SOUSA E FRANCISCA VIEIRA DE SOUSA (NEUDA), MELODIA POR JOSÉ ALÍPIO ARAGÃO MELO.
TERRA NOSSA, ORGULHO NOSSO
DO INFINITO TU VEM A TUA GLÓRIA
ÉS PEQUENA, PORÉM, GRANDIOSA
ÉS HUMILDE, PORÉM, VALENTE
TUA RIQUEZA É TUA GENTE
DOS TEUS FILHOS NÃO TE ESQUECES
EM TEU SEIO ACOLHE A TODOS
IPAPORANGA DE ÁGUAS BELAS
COMO BELA É TUA HISTÓRIA
TEU PASSADO É GLORIOSO
TEU FUTURO PROMISSOR
TUA GENTE GRAVOU E FORTE
DECRETA A PRÓPRIA SORTE
COM FÉ TRABALHO E OUSADIA
PROVA QUE ÉS MELHOR A CADA DIA.
TU NASCESTE EM CAMPO FÉRTIL
ONDE O SOL É MAIS BRILHANTE
O LUAR É MAIS INTENSO
OS TEUS PASTOS TÃO VISTOSOS
FAZ DA SERRA A TUA SOMBRA
DO LABOR O TEU SUSTENTO
DO ACASO O TEU DESCANSO.
TERRA DITOSA E ACONCHEGANTE
QUE ENCANTA O VIAJANTE
A QUEM REGALAS NO RECANTO
TUA GRANDEZA ESTÁ NO PEITO
DE QUEM GUARDA A ESPERANÇA
E EMBALA ALEGRES SONHOS
DE UMA MANHÃ EXUBERANTE.
BRASÃO
O Brasão de Ipaporanga realça o sertão cearense. Um escudo partido ao meio na parte superior mostra um agricultor em sua lavoura e ao seu lado a figura de um boi mostrando respectivamente agricultura e pecuária.
Na parte inferior mostra a serra da Ibiapaba, e produtos cultivados nessa região como o milho, carnaúba e o algodão e uma faixa com 1987 ano da emancipação política do Município.
BANDEIRA MUNICIPAL