Oferecer suporte na reabilitação física dos cidadãos ipaporanguenses que residem na Sede e na Zona Rural. Este é o objetivo do Centro de Fisioterapia da Prefeitura de Ipaporanga, o qual funciona de forma integrada à Unidade Básica de Saúde da Central.
Dentre as especialidades ofertadas no espaço, estão a fisioterapia pediátrica (voltada às crianças com problemas respiratórios, bem como portadores de deficiências físicas e motoras), fisioterapia gestacional (cujo trabalho objetiva preparar as gestantes para o parto normal), a neurofisiologia (que oferece tratamento a pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral ou mesmo a portadores da Doença de Parkison), a fisioterapia traumatoortopédica (a qual possibilita o acesso à reabilitação para pacientes com sequelas de fraturas ou incapacitados em decorrência de dores na coluna vertebral).
"Os atendimentos se dão por meio do uso de recursos biofísicos, a exemplo da eletricidade e do tratamento ambulatorial. Contudo, também são utilizados mecanismos alternativos, como a acupuntura e a terapia holística", pontua o médico fisioterapeuta Diogo Carvalhedo, que, por sua vez, reforça a importância dos diversos serviços de reabilitação, visando a readaptação do paciente para que este desempenhe um papel social através de uma vida ativa e com máxima autonomia possível.
Para ter acesso aos serviços prestados pelo equipamento, é necessário ter um encaminhamento médico da rede municipal de saúde para a especialidade desejada. Se os dados atenderem aos critérios de elegibilidade para unidade, será iniciado acompanhamento especializado de acordo com a disponibilidade de vagas. Em relação ao atendimento, o Centro de Fisioterapia conta com uma equipe composta por cinco fisioterapeutas, incluindo auxiliares e estagiários.